quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CEIA DE NATAL - PERNIL - RECEITA

 

O mais delicioso Pernil de Natal que já fiz!


Este ano todos resolveram comer pernil e eu acho que já estou ficando expert no assunto.

 

Acho que por ser um dos pratos tradicionais do Natal, resolvi ajudar dando a receita de como preparar um pernil suculento e macio, e acabando de vez com a história de que é muito difícil e trabalhoso fazer um.

 

Vá ao açougueiro de sua confiança e peça um traseiro fresco, sem a pele e com a maioria da gordura, mas traga a pele, ela será essencial para o cozimento e depois o verdadeiro torresmo. Como eles tem uma faca boa, peça que ele já de umas furadas na carne. Peça 2 dias antes do preparo para que a carne fique marinando.

 

Vou passar a quantidade de acordo com o que tenho feito.


Para 20 pessoas , se for servir só o pernil,  você precisará de uma peça de uns 6 a 7 kg.

 

Para 20 pessoas só que com outros pratos uma peça de uns 3,5 a 4,0 kg será o suficiente. Mas acho que não pode ser menor, mesmo que para um grupo reduzido, pois não conseguimos pegar com esta perninha.

 

Peça para o açougueiro um saco plástico grosso para que você deixe o pernil marinando.

 

Bom, vou passar a receita para 1kg de pernil dobre a quantidade de acordo com o tamanho de sua carne.

 

 Ingredientes  

4 limões

2 colheres de sal 

4 de dentes de alho

1/2 xic azeite

1/2 l vinho branco seco

1 colher (sopa) cheia de tempero italiano

1 colher (café) pimenta do reino

1 colher (café) pimenta calabresa

1 punhado de cheiro verde (salsinha) 

1 pungado de cebolinha. 

2 folhas de louro 

 

Lave bem o pernil com água quente, gosto de lava-lo até que a carne fique um pouco esbranquiçada. Em seguida, pegue um pouco de alho picado e vá colocando em todos os furos que o açougueiro fez.

 

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes exceto a folha de louro, tempero italiano, pimenta calabreza e bata tudo. 

Esta marinada deve estar bem forte e um pouco salgada, além do que você usaria habitualmente, porque o pernil quando grande, precisa para dar uma encorpada.

 

Coloque tanto a carne como este molho, as folhas de louro e a pimenta calabresa no saco e feche-o com um lacre, acondicione em uma vasilha e coloque na geladeira, de 8 em 8 horas você vai virando o saco para que os molho fique na carne por igual.

 

Ahhhh! A pele também pode ser coloca dentro, para pegar o gostinho do tempero.

 

Deixe marinando na geladeira por uns 2 dias, por exemplo, neste Natal, temperarei na terça (22) a noite para ser assado na quinta (24). Não precisa abrir o saco vá somente virando-o, muito prático né.

 

Bom, para assa-lo pré-aqueça o forno em 200 graus, você vai gastar cerca de 1 hora para cada quilo de carne.

 

Como não gosto de limpar forma depois, eu enrolo o pernil no papel alumínio deixando o lado de cima com a abertura, isto, facilitara para abrir e regar a carne. Neste momento cobre-se o pernil com a sua pele.

 

De hora em hora, rege o pernil com o caldo que sobrou, isto ajudará a que não fique seco. Após o tempo de cozimento retire do forno e com uma faca de umas espetadas nele para ver se está todo cozido, o caldo que sair deverá estar sem sangue, e o jeito de saber se está pronto ou não.

 

Retire a pele, deixe dourar uns 15 minutos antes de servir, pois além de dourar, já aquece também.

 

Em seguida, coloque a pele com a gordura para baixo em uma forma e ponha no forno para dourar, ela começará a pururucar.

 

Veja o resultado a seguir....



A pele pururucada.





O pernil pronto para ser devorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário